Instituto de Física de São Carlos: Ciência e Tecnologia

O Instituto de Física de São Carlos (IFSC) é uma das unidades da Universidade de São Paulo (USP) instaladas em São Carlos (SP) e tem a missão de formar recursos humanos em níveis de graduação e de pós-graduação e realizar pesquisas de nível internacional.

Com mais de 80 docentes-pesquisadores e 190 funcionários, o IFSC atende diretamente cerca de 800 estudantes, entre cursos de graduação e pós-graduação, além de ministrar disciplinas de ciências exatas para todos os cursos sediados no Campus de São Carlos da USP.

Desde sua origem, o IFSC mostrou vocação em pesquisa em diversas áreas da Física, sobretudo na área de Estado Sólido, e, hoje o IFSC abriga projetos de pesquisa que transpõem as fronteiras da Física, incluindo áreas como medicina, odontologia bioquímica, química medicinal, biotecnologia, eletrônica e energia entre outros. Possui uma produção científica de nível internacional, além de uma forte participação dos docentes em eventos científicos, nacionais e internacionais. Por se tratar de um instituto com vocação interdisciplinar muito forte, na EFC os estudantes têm a oportunidade de conhecer todas essas áreas, tendo uma visão bastante completa de como áreas que a princípio parecem tão distantes podem ser integradas para contribuir para a evolução do conhecimento.

Os resultados das pesquisas realizadas no IFSC são aplicados em projetos que buscam o desenvolvimento tecnológico do país e o bem-estar da população, em áreas como medicina, novos materiais, informática e energia.

O IFSC também mantém iniciativas e projetos nas áreas de educação e divulgação do conhecimento científico em parceria com escolas de ensino fundamental e médio, além de veículos de mídia, centros e museus de ciência.

Os cursos de graduação do IFSC dispõem de excelente reputação nacional, tendo inclusive o curso de bacharelado em Física obtido cinco estrelas na avaliação do guia do estudante de 2010. O IFSC dispõe de seis Laboratórios de Ensino de Física, muito bem equipados, estando todos eles a disposição da EFC. Além do curso tradicional de bacharelado em Física há também os cursos de Ciências Físicas e Biomoleculares, o curso de Física Computacional e Licenciatura em Ciências exatas, demonstrando que o caráter multidisciplinar do IFSC está também nos cursos de graduação.

Mais informações podem ser obtidas no site do IFSC/USP.